Experimentos

Visualização das componentes RGB utilizando Arduino + Processing


Introdução ao Processing:


      Criado inicialmente em 2001, o Processing é uma linguagem de programação, com código livre, criada para o aprendizado de programação por meio de resultados visuais, como forma de uma recompensa rápida aos iniciantes em programação. Com funções como point(x,y), rect(x,y,width,height), ellipse(x,y,width, height), fill(r,g,b), matemática e criatividade é possível criar de gráficos em tempo real a pinturas artísticas dinâmicas ou estáticas.
 Contudo, com o passar do tempo o Processing tem sido bastante utilizado para criação de gráficos em conjunto com o Arduino, oferecendo uma plataforma fácil, simples e eficiente para este fim.
      O programa trabalha com duas funções básicas, void setup() e void draw(), a primeira é responsável por estabelecer a configuração inicial da tela do programa, e a segunda é repetida continuamente, atualizando um novo desenho na tela a cada repetição.

No projeto, o Processing foi utilizado com o intuito de visualizar a cor RGB a partir dos valores obtidos pelo sensor RGB, para isso foi feito um experimento com o sensor RGB, um led RGB e um programa na linguagem Processing. Nas figuras de 1 a 12 podemos verificar a cor emitida pelo led RGB e a tela criada pelo processing. A programação do Arduino com o Sensor RGB e do Processing pode ser consultada no anexo do relatório presente na aba de documentação “Código Fonte dos Programas e Experimentos” na seção 1.1.1 – Nome: Código Fonte IC_Hector_SensorRGB_Processing e na seção 1.2.1 - Nome: Código Fonte IC_Hector_SensorRGB_Arduino.




Tabela com dados recolhidos do Sensor RGB



Para testar o sensor RGB fixamos a cor no LED RGB previamente e verificamos o valor indicado de cada uma das componentes RGB. A tabela abaixo reproduz os resultados obtidos.


      As divergências observadas estão associadas à reflexão da luz em torno do led e a diferença de intensidade de cada componente para o valor máximo de tensão fixada.
O Led vermelho, por exemplo, apresenta maior intensidade que o LED verde submetido à mesma ddp. Isso ocorre porque o Gap de energia necessário para o seu acendimento é menor que o led verde.

      Para o ajuste adequado é necessário associar um valor de resistência ao led vermelho ligeiramente maior do que o led verde e azul. Contudo para saber o valor exato desses resistores, também é preciso levar em conta o ambiente no qual ele estará, e podem ser efetuadas no momento em que o experimento for disponibilizado para acesso publico no Weblab da PUC/SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário