O que é o Light Analyzer


Introdução





    Light Analyzer é um experimento baseado na plataforma Arduino capaz de analisar e reproduzir as componentes RGB da região espectral visível, ou seja, a luz visível em suas componentes básicas; vermelho, verde e azul (Red, Green e Blue), por definição é um projeto interdisciplinar por envolver conhecimentos teóricos e práticos de física, engenharia de software, redes, linguagens de programação, biologia dentre outros.

Objetivo

    O experimento tem por objetivo fazer parte do WEBDUINO, laboratório de experimentos remotos que está sendo desenvolvido na Faculdade Marquês de Paranaguá, com apoio e financiamento do CNPq, viabilizando a possibilidade de lugares sem condições de ter um laboratório usufruírem do uso de experimentos reais à distância. Também visa contribuir em conhecimentos para a área estudada, por deixar disponível todas às informações sobre seu desenvolvimento disponível na internet.

   Sistemática adotada pelo orientador


Conforme proposto no projeto de pesquisa, a sistemática usada para o desenvolvimento do projeto é a mesma para o desenvolvimento de programas, a qual é chamada ADIT, uma sigla que significa Análise, Design, Implementação e Teste, a qual foi implementa pelo estudo teórico do projeto (Análise), planejamento dos experimentos (Design), desenvolvimento dos programas (Implementação) e análise dos resultados (Teste).
    A orientadora Marisa Cavalcante promovia encontros semanais nos quais esclarecia dúvidas, analisava os avanços da pesquisa, discutia sobre possíveis mudanças no projeto e os próximos passos da pesquisa.

Objetivos alcançados e dificuldades encontradas


    Durante o período do primeiro semestre de pesquisa, foi possível pesquisar quase toda parte teórica relacionada ao projeto conforme proposto no cronograma inicial. Também foi possível realizar testes preliminares com o Arduino, a plataforma Java, led RGB e o sensor RGB.
    Durante o segundo semestre foi possível a pesquisa restante sobre Java, Processing, conexão remota, formas de modelagem e interface gráfica, mais relacionada à construção dos experimentos.
    As dificuldades encontradas durante o período se concentraram no gerenciamento do tempo para pesquisa, na precisão dos experimentos e na configuração do computador destino (em que se deu a programação), já que era preciso ter configurações específicas de adição de bibliotecas e outros programas.
    Uma consideração importante é que a estrutura do WEBDUINO ainda está em andamento, sendo necessária a liberação de portas de rede e a finalização do servidor dos experimentos na plataforma WebDeusto para que possa ser possível hospedar os experimentos do Light Analyzer e outros experimentos relacionados ao WEBDUINO, O está sobre responsabilidade do DTI e de outros orientandos. Ao contrário do Light Analyzer, o projeto do WEBDUINO ainda deve estender-se por mais um semestre para sua conclusão.
    Contudo o projeto de iniciação científica proposto, Light Analyzer, foi desenvolvimento integralmente no que se destinava, isto é, desenvolver um experimento remoto capaz de analisar e reproduz as componentes RGB da luz visível, emitida por um Led RGB, baseado na plataforma Arduino e Java. O conteúdo da pesquisa, os experimentos e os programas estão prontos e disponíveis para o uso, podendo ser integrados ao laboratório da PUC ou a qualquer outro laboratório remoto que queiram se utilizar da pesquisa com o devido reconhecimento de mérito do orientando, da orientadora e da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário